A partir das 10 horas desta segunda-feira (24), a Receita Federal dará início à consulta de um lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de março de 2025. Ao todo, serão creditadas 120.039 restituições, somando R$ 253.876.963,84, com pagamentos programados para o dia 31 de março. Uma parte significativa dessas restituições será destinada a contribuintes com prioridade legal, incluindo idosos, pessoas com deficiência e professores, totalizando R$ 168.863.669,05.
Além das restituições para quem tem prioridade legal, também serão realizadas transferências para contribuintes que usaram a Declaração pré-preenchida ou escolheram receber via PIX, somando 75.790 restituições. Outras 18.453 restituições serão feitas para contribuintes sem prioridade. Para consultar se têm direito ao pagamento, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal ou utilizar o aplicativo da instituição.
Em casos de erros nos dados bancários, a Receita Federal oferece a possibilidade de reagendamento do pagamento, que poderá ser feito até um ano após a primeira tentativa de crédito, através do Banco do Brasil. Caso o contribuinte não resgate a restituição dentro desse prazo, será possível solicitar o reembolso pelo Portal e-CAC, com orientações detalhadas sobre o processo.