Uma educadora social de 45 anos relatou ter sofrido uma reação alérgica grave após usar a pasta de dente Colgate Clean Mint, produto que teve a venda suspensa temporariamente pela Anvisa na última quinta-feira (27). A mulher, que usou o produto por cinco dias, apresentou sintomas como vermelhidão, inchaço nos lábios e na mucosa oral, além de queimaduras e dor nas amígdalas. Apesar de inicialmente não associar os sintomas à pasta, ela percebeu a relação após os sintomas piorarem com o uso contínuo. O médico diagnosticou uma reação alérgica severa, com risco de edema de glote.
A Colgate afirmou que algumas pessoas podem ser sensíveis a ingredientes como fluoreto de estanho e corantes presentes no produto, mas destacou que ele é seguro para a maioria dos consumidores. A empresa recorreu da decisão da Anvisa e obteve a suspensão da interdição no mesmo dia. A agência reguladora havia tomado a medida preventiva após receber oito notificações envolvendo 13 eventos adversos, incluindo inchaço, ardência e boca seca.
A pasta Clean Mint é uma nova versão do popular Colgate Total 12, com mudanças na fórmula e no nome. A Anvisa orienta que os consumidores evitem o produto caso percebam reações adversas e notifiquem a agência. Enquanto isso, a Colgate mantém diálogo com as autoridades para comprovar a segurança do item, reforçando seu compromisso com a qualidade e transparência.