Rafinha, lateral-direito do Coritiba, esteve presente na Copa Beckenbauer, um jogo de lendas do Bayern de Munique, na Alemanha. O evento, que contou com ídolos de clubes como Bayern, Real Madrid, Milan, Borussia Dortmund e Stuttgart, aconteceu na última segunda-feira. Embora tenha sido anunciado como um dos participantes, o jogador não havia informado ao Coritiba sobre sua presença, uma vez que o clube liberou Rafinha para resolver questões pessoais na Europa, sem vínculo com o evento esportivo.
O Coritiba havia programado um amistoso contra o Santos no último domingo, que terminou com uma derrota de 4 a 1 para a equipe paulista. O lateral estava ausente, sendo que o clube acreditava que ele não participaria do torneio na Alemanha. Rafinha, em suas redes sociais, explicou que a viagem à Alemanha se deu por questões pessoais e uma audiência obrigatória, mas que decidiu participar da Copa Beckenbauer por conta própria, já que suas pendências haviam sido resolvidas.
O jogador, de 39 anos, destacou que sua participação no evento foi uma decisão pessoal e assumiu toda a responsabilidade pela situação. Ele reforçou que o Coritiba e sua assessoria não estavam cientes de sua escolha de ir ao torneio, já que ele havia sido convidado para o evento anteriormente, mas sem confirmar presença. Rafinha também recordou outras ocasiões em que foi liberado por clubes anteriores, como o Olympiacos e o São Paulo, para participar de eventos semelhantes organizados pelo Bayern de Munique.