A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) informou que, com a recente queda do preço do petróleo no mercado internacional, a gasolina e o diesel vendidos nas refinarias brasileiras estão mais caros do que os praticados no exterior. Em 5 de março de 2025, o preço da gasolina no Brasil estava, em média, 3% superior ao preço internacional, enquanto o diesel estava 2% mais caro do que o praticado no Golfo do México. A gasolina já vinha apresentando uma paridade crescente com os preços externos, mas o diesel ultrapassou a paridade de importação recentemente.
Além disso, a Abicom destacou que a refinaria de Mataripe, privatizada durante o governo Bolsonaro, segue a política de paridade de importação (PPI) e registrou uma diferença de 6% no preço da gasolina e de 2% no diesel em relação ao mercado internacional. Por outro lado, a Petrobras, que abandonou essa política em maio de 2023, apresenta uma defasagem menor, com diferença de 3% para a gasolina e 2% para o diesel em seus polos de atuação.
O último reajuste realizado pela Petrobras foi no diesel, há um mês, com um aumento de 6%, enquanto a gasolina não sofreu reajuste há 240 dias. A refinaria de Mataripe, por sua vez, realiza ajustes semanais em seus preços. A situação reflete uma discrepância crescente entre os preços internos e os internacionais, especialmente em um cenário de queda nos preços do petróleo no mercado global.