A manteiga sem sal é um dos ingredientes mais usados na culinária de quem gosta de assar. A autora destaca que, em seu estoque, sempre há pelo menos quatro blocos prontos para serem utilizados em bolos ou massas. Embora alguns prefiram a manteiga com sal para determinadas receitas, ela aponta que controlar a quantidade de sal é mais fácil quando se utiliza a versão sem sal, já que o teor de sal pode variar bastante entre as marcas.
Para testar as diferenças entre as manteigas, a autora fez uma degustação de cada uma delas, espalhando-as sobre um simples cracker. Embora ela esperasse grandes contrastes, os sabores eram mais sutis do que o esperado, sendo difícil identificar qual manteiga era qual. No geral, ela acredita que não há grandes erros na escolha da manteiga, especialmente quando o objetivo é usá-la em receitas de bolos ou massas.
Por fim, a autora alerta sobre os blocos de manteiga de 200g, que, apesar de mais convenientes, acabam sendo mais caros quando comparados aos de 1kg, o que pode representar um custo considerável para quem utiliza manteiga com frequência. A escolha da manteiga pode ser mais simples do que parece, desde que o preço e o sabor sejam considerados com atenção.