A direção estadual do PSOL promoverá nesta sexta-feira, 14, a partir das 18h, no Beco da Codorna, um evento em memória da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mortos há sete anos no Rio de Janeiro. O ato, aberto ao público, contará com apresentações artísticas, como o show da Banda Mulheres do Samba, e uma série de homenagens, incluindo a celebração da luta por justiça social. Durante a programação, serão homenageadas 14 mulheres que seguem o legado de resistência de Marielle Franco.
Cíntia Dias, presidente do PSOL em Goiás, ressaltou em entrevista que, embora a homenagem à Marielle seja um momento importante, existem críticas sobre o uso oportunista de sua imagem por figuras públicas. Segundo ela, Marielle sempre foi uma militante do PSOL, e a tentativa de algumas pessoas de associar sua luta a outras organizações fora do partido é vista como um aproveitamento indevido de sua memória. Para a presidente do partido, essas homenagens sem referência ao PSOL não são construtivas.
A direção estadual do PSOL também aproveita o evento para destacar o legado político e social de Marielle, reforçando seu compromisso com os direitos humanos e a luta antirracista, antifascista e anticapitalista. O evento contará com a presença da imprensa, com o intuito de ampliar a visibilidade do legado de Marielle e de fortalecer a memória de sua atuação política.