O primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontece neste domingo (2) no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Quatro escolas se apresentarão nesta primeira noite, com enredos que prometem emocionar os foliões e impressionar os jurados. O desfile é um dos principais eventos do Carnaval carioca e marca o retorno de algumas escolas após temporadas de mudanças e conquistas.
A Unidos de Padre Miguel, que retorna ao Grupo Especial após conquistar a Série Ouro em 2024, contará a história de Iyá Nassô e o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho. A Imperatriz Leopoldinense, vice-campeã do ano passado, abordará uma temática afro-religiosa ligada à mitologia dos orixás, com o enredo “Ómi Tútu Ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”. A Viradouro, campeã de 2024, trará o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundo”, focando em uma figura afro-indígena que lutou pela liberdade no século XIX, enquanto a Mangueira encerrará a noite com o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões na Marquês de Sapucaí”.
Esses desfiles não apenas celebram a tradição do Carnaval, mas também ressaltam temas históricos, culturais e religiosos profundamente enraizados na identidade carioca e brasileira. As escolas de samba preparam-se para apresentar suas histórias de maneira grandiosa, com o objetivo de conquistar as melhores notas e encantar o público presente no Sambódromo.