A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Álvares Machado (SP) confirmou a primeira morte por dengue em 2025. A vítima foi uma idosa de 65 anos, que já apresentava comorbidades. O óbito foi investigado e a confirmação ocorreu na última sexta-feira (7). A cidade segue com medidas intensificadas para o combate à doença, incluindo o bloqueio de focos e aplicação de veneno.
Desde o início do ano, a Prefeitura tem reforçado ações de vigilância, com o apoio de novos profissionais contratados para ampliar as atividades de controle. O uso do fumacê, equipamento que pulveriza veneno de maneira eficaz, também continua sendo implementado em áreas de risco para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Em toda a região Oeste Paulista, sete mortes por dengue foram confirmadas neste ano, sendo quatro em Presidente Prudente, duas em Alfredo Marcondes e uma em Álvares Machado. A Prefeitura de Álvares Machado reforça a importância da colaboração da população no combate à doença, incentivando os moradores a eliminar possíveis criadouros do mosquito. A Vigilância Epidemiológica segue disponível para orientações sobre prevenção.