O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou Ho Chi Minh, fundador do Partido Comunista do Vietnã, depositando flores em seu túmulo durante visita ao país asiático nesta sexta-feira (28.mar.2025). A agenda incluiu também uma visita ao Monumento aos Heróis e Mártires e uma cerimônia de boas-vindas com o presidente vietnamita, Luong Cuong. Ho Chi Minh liderou o Vietnã de 1945 a 1969, período que incluiu a Guerra Fria e o conflito com os Estados Unidos.
Antes do Vietnã, o presidente esteve no Japão, onde passou quatro dias em agendas diplomáticas e comerciais. Durante a visita, Brasil e Japão avançaram em cooperação em áreas como energia limpa, tecnologia, aviação e agricultura. Um dos destaques foi a compra de 15 jatos da Embraer pela All Nippon Airways, em negócio estimado em R$ 10 bilhões. Lula destacou ainda o potencial do Brasil na transição energética e abertura para investimentos japoneses no setor.
Em declarações, o presidente reforçou o objetivo de atrair mais empresas japonesas para o Brasil, especialmente na produção de biocombustíveis. Citou ainda a venda de carne brasileira ao Japão e a disposição do país asiático em enviar especialistas para avaliar rebanhos locais. “Abrimos uma trincheira extraordinária no desenvolvimento brasileiro”, afirmou, destacando a importância de parcerias para a transição energética global.