O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a busca por anistia envolvendo os eventos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, durante coletiva no Vietnã. Ele afirmou ser “impressionante” que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro opte por pedir anistia em vez de tentar absolvição, sugerindo que isso indicaria um reconhecimento subconsciente das acusações. Lula também destacou que o tema não é prioridade no Congresso Nacional, onde pretende focar em outras discussões.
O Supremo Tribunal Federal (STF) recentemente tornou réus o ex-presidente e sete aliados por tentativa de golpe, com a defesa argumentando que não houve participação direta nos atos. Enquanto isso, no Legislativo, um projeto de anistia para os envolvidos nos ataques divide opiniões, com 191 votos a favor entre os deputados consultados, mas resistência de parte do Congresso, especialmente se a medida beneficiar figuras específicas.
Ao encerrar sua viagem pela Ásia, o presidente participou do Fórum Econômico Brasil-Vietnã, onde reforçou a meta de ampliar o comércio bilateral e criticou indiretamente políticas protecionistas, em alusão a líderes como Donald Trump. O STF ainda avalia denúncias contra outras 26 pessoas relacionadas aos eventos de janeiro, indicando que o caso continuará em pauta nos próximos meses.