Serviços à população foram realizados na Escola Municipal Maria Cândida Figueiredo, na Vila Pedroso
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, levou uma série de serviços para moradores da Região Leste “C”, na Escola Municipal Maria Cândida Figueiredo, na Vila Pedroso, neste sábado (22/3).
A iniciativa faz parte das ações do Mutirão dos 100 dias, que trouxe assistência médica, exames, imunização e distribuição de materiais educativos, orientações e combate à dengue, além de vacinação antirrábica para os pets da região.
Durante a ação, foram realizados 22 atendimentos médicos, além de 42 aferições de glicemia e 54 de pressão arterial. Também foram disponibilizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com 35 exames para sífilis e 35 para hepatite C. Além disso, 35 testes de glicemia e 35 de colesterol foram aplicados. Foram realizados 13 testes de Covid-19, mas todos tiveram resultado negativo. 88 animais foram vacinados contra a raiva.
A saúde bucal também recebeu atenção especial, com a distribuição de 500 kits de higiene oral e 200 cremes dentais para os moradores.
A imunização também foi um dos destaques da ação, com a aplicação de 112 doses de vacinas, garantindo a proteção da comunidade contra diversas doenças.
O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância do mutirão para a população da região. “Nosso compromisso é ampliar o acesso aos serviços de saúde e levar atendimento de qualidade para quem mais precisa. Estamos no caminho certo, garantindo assistência médica, exames, vacinas e ações preventivas que impactam diretamente a qualidade de vida dos goianienses”, afirmou.
Para os moradores, a iniciativa foi uma oportunidade de cuidar da saúde de forma acessível e rápida. A dona de casa Luciana Souza, que participou do mutirão, elogiou a ação. “Consegui fazer minha consulta e tirar dúvidas com o médico sobre minha saúde. Recebi orientações importantes que vão me ajudar no dia a dia. Foi um atendimento excelente”, destacou.
Ações de combate à dengue
O mutirão mobilizou 71 Agentes de Combate a Endemias(ACEs) para realizar visitas domiciliares e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Os agentes percorreram 2.689 imóveis, inspecionando quintais, caixas d’água e outros locais propícios ao acúmulo de água parada. No entanto, 693 imóveis estavam fechados no momento da visita.
Durante as inspeções, foram identificadas 59 casas com focos do mosquito, totalizando 92 criadouros eliminados. Para reforçar a prevenção, foram distribuídos 2.425 repelentes e 3.125 livros educativos, orientando a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros e prevenir a proliferação do vetor da doença.
Fotos: SMS
Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia