A Central Telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos, no litoral paulista, registrou 818 trotes no mês de janeiro deste ano, o que representa 11,3% do total de 7.199 ligações recebidas. Além de atender a cidade de Santos, o serviço também cobre os municípios de Bertioga e Guarujá. A prefeitura expressou preocupação com o impacto desses chamados falsos no sistema de emergência, já que muitas vezes resultam no deslocamento de equipes que poderiam estar atendendo a ocorrências reais.
Para tentar minimizar o problema, a prefeitura informou que, durante o atendimento, são feitas cinco perguntas sobre o local e o tipo da ocorrência antes de encaminhar a chamada para o médico regulador. Quando um trote é identificado, a ligação é imediatamente encerrada. Contudo, em alguns casos, a falsa ocorrência chega a ser atendida, comprometendo a disponibilidade dos serviços de urgência.
A administração municipal tem intensificado campanhas de conscientização nas escolas, programas com jovens do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps), além de ações em parceria com a Guarda Civil Municipal. Essas iniciativas têm como objetivo educar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelos trotes, buscando reduzir esse tipo de comportamento e melhorar a eficácia dos serviços de emergência.