Milton Nascimento foi o grande homenageado da Portela no desfile de Carnaval de 2025, durante a madrugada da quarta-feira de cinzas, 5 de março. O cantor e compositor, ícone da música popular brasileira, foi exaltado em um desfile que culminou com a passagem do último carro alegórico da escola azul e branca, intitulado “Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol”. O enredo, criado pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, fez referência à obra do artista mineiro e sua trajetória na música brasileira.
O desfile, que marcou o encerramento dos desfiles das escolas do Grupo Especial, foi um tributo a Milton Nascimento, cujas músicas e legado foram celebrados com uma forte simbologia. O destaque foi o uso do dourado, que remete à luz do sol, um símbolo presente na identidade da Portela e também associado à figura do homenageado. A águia da escola, tradicional símbolo da agremiação, foi apresentada com detalhes dourados, em um claro reconhecimento à obra do cantor.
Milton Nascimento foi recebido com grande entusiasmo pelo público, que se levantou para aplaudir sua passagem na Avenida Sapucaí. Sua imagem, no altar do Carnaval, refletiu a importância de sua obra na música brasileira, consolidando-o como um dos maiores nomes da MPB. A Portela, com sua longa história no Carnaval carioca, prestou uma justa homenagem a esse ícone, fazendo de seu desfile uma celebração da arte e da cultura musical brasileira.