A Portela encerrou os desfiles das escolas de samba do Carnaval carioca com uma apresentação especial na noite desta quarta-feira (5), dedicada ao cantor Milton Nascimento. Durante o desfile, o público aplaudiu de pé o artista, que desfilou em um trono dourado no carro alegórico que representava sua trajetória musical. O enredo trouxe referências a momentos marcantes de sua carreira, como as baianas vestidas como as Marias, em alusão à canção “Maria Maria”, e um carro alegórico com um trem azul, em referência à música “Cais”.
Com uma história de mais de 100 anos e 22 títulos no Carnaval carioca, a Portela quebrou uma tradição de homenagear apenas sambistas ao escolher Milton Nascimento, artista fora do seu tradicional panteão de compositores. Segundo a pesquisadora Beatriz Chaves, a escolha marca uma ruptura com a prática dos últimos 20 anos, trazendo uma nova perspectiva para o desfile. O samba-enredo também incluiu trechos de várias canções do cantor, reforçando a conexão entre a escola e o artista.
Milton Nascimento, por sua vez, expressou sua surpresa e emoção ao ser homenageado dessa forma, dizendo que nem em seus sonhos imaginava viver uma experiência como essa. O desfile foi um marco não só para a história da Portela, mas também para o Carnaval carioca, celebrando a grandiosidade da carreira de um dos maiores nomes da música brasileira.