Dois policiais militares do Pará foram detidos no Maranhão na quinta-feira (27) após serem flagrados transportando uma carga de cigarros roubada de uma van em Açailândia. A prisão ocorreu durante uma abordagem na BR-010, entre Itinga do Maranhão e Açailândia, após a polícia ser alertada sobre o roubo pela empresa responsável pela mercadoria. Os agentes não conseguiram explicar a origem dos produtos, que seriam levados para Imperatriz, e foram encaminhados para o 3º Batalhão da Polícia Militar local.
Este é o segundo caso de roubo de carga na região tocantina em menos de dez dias. No dia 19 de março, uma van com cigarros foi assaltada na mesma rodovia, próximo a Ribamar Fiquene, resultando na prisão de três suspeitos e na recuperação parcial da mercadoria. De acordo com as autoridades, a alta incidência desse tipo de crime está relacionada à presença de receptadores na área.
Os policiais envolvidos no caso mais recente, lotados em Ulianópolis (PA), aguardam audiência de custódia para definir se permanecerão presos. Caso a Justiça decida pela manutenção da prisão, eles serão transferidos para o presídio militar do Pará. A Polícia Militar do estado foi comunicada e acompanha o desdobramento do caso.