A Polícia Civil prendeu, neste domingo (23), dois homens suspeitos de realizar golpes em agências bancárias na Zona Norte do Rio de Janeiro. Os criminosos foram capturados após a instalação de dispositivos fraudulentos em caixas eletrônicos, com o objetivo de roubar dados e cartões de clientes. A ação foi rápida e ocorreu quando a dupla estava deixando uma segunda agência no bairro da Ilha do Governador.
De acordo com as investigações, os suspeitos utilizaram um golpe conhecido como “cartão retido”. Eles instalavam um aparelho em um terminal eletrônico, fazendo com que os clientes acreditassem que os outros caixas estavam danificados. Dessa forma, as vítimas eram forçadas a utilizar o caixa adulterado, onde o dispositivo retinha o cartão. Os criminosos se aproximavam e, oferecendo ajuda, faziam com que as vítimas fornecessem dados pessoais e senhas, acreditando estar em contato com a central de atendimento bancário.
A prisão foi possível graças ao monitoramento das equipes da 37ª DP, que localizaram a dupla enquanto eles tentavam deixar outra agência no bairro da Portuguesa. Com o cartão e as senhas obtidas, os criminosos realizavam saques e transações, causando grandes prejuízos às vítimas. A Polícia Civil alerta para a importância de não aceitar ajuda de desconhecidos em caixas eletrônicos e de nunca fornecer informações pessoais ou senhas a estranhos.