A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (19) uma operação para desarticular um esquema de comércio ilegal de ouro no sudeste do Pará. Durante a ação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Redenção, Cumaru do Norte e Bannach. O grupo criminoso é suspeito de movimentar mais de R$ 30 milhões em ouro extraído ilegalmente da Terra Indígena Kayapó e comercializado em joalherias da região.
Itens como celulares, automóveis e dinheiro foram apreendidos durante a operação, que visou interromper as atividades ilegais associadas ao garimpo. As investigações indicam que o ouro extraído na região estava sendo manipulado e vendido de forma clandestina, impactando a economia local e as comunidades indígenas envolvidas.
Além disso, um dos investigados é acusado de manter um trabalhador em condições análogas à escravidão em uma propriedade rural próxima à Terra Indígena, que servia como base para as atividades de garimpo. A operação é parte de um esforço mais amplo da Polícia Federal para combater crimes relacionados à exploração ilegal de recursos naturais e à violação dos direitos humanos na Amazônia.