A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) deflagrou uma operação contra uma quadrilha suspeita de furtar veículos e falsificar Documentos Únicos de Transferências (DUTs). O grupo, que contava com a colaboração de despachantes e uma empresa de guincho, alugava automóveis e os enviava para outros estados, com o intuito de ocultar a origem criminosa. Para isso, falsificavam documentos, dificultando a rastreabilidade dos veículos durante o transporte até Mato Grosso e Paraguai.
As investigações, que tiveram início no primeiro semestre de 2024, revelaram que os veículos furtados, geralmente de locadoras, eram utilizados para financiar outras atividades criminosas no Brasil e como moeda de troca no tráfico internacional de drogas. A delegada responsável pela investigação detalhou que o esquema envolvia a locação dos veículos, com a falsificação dos DUTs para esquentar os carros roubados e disfarçar sua origem.
A operação cumpriu ordens judiciais na capital, atingindo despachantes, proprietários de empresas de guincho e pessoas envolvidas na locação dos veículos. A polícia segue monitorando a atividade do grupo, com o objetivo de desarticular completamente a rede criminosa que utilizava o esquema para abastecer o tráfico de drogas e outras ações ilícitas.