Neste sábado (22), policiais militares da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca realizaram uma fiscalização na Lagoa das Marrecas, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, após denúncia anônima ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia. Durante a ação, os agentes encontraram um homem realizando limpeza em um terreno dentro de uma área de preservação permanente, além de uma construção irregular em andamento. Ao ser questionado sobre as licenças necessárias para as obras, o responsável não apresentou documentação, sendo encaminhado à delegacia.
A área em questão, que está sob proteção ambiental, sofreu intervenções não autorizadas, o que configura crimes de poluição e construção irregular. O suspeito foi ouvido na 124ª DP e liberado em seguida. Dados do programa Linha Verde indicam que houve um aumento significativo no número de denúncias de crimes ambientais em Saquarema, com 60 ocorrências registradas em 2025, contra 30 no mesmo período do ano anterior.
Para combater crimes ambientais no estado do Rio de Janeiro, a população pode denunciar de forma anônima através do telefone 2253-1177, WhatsApp, ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. Também é possível fazer denúncias no site ou na página do programa Linha Verde no Facebook. O Disque Denúncia tem se mostrado uma ferramenta importante no combate a crimes que afetam a preservação do meio ambiente na região.