A participação social na elaboração do Plano Clima, estratégia nacional para adaptação às mudanças climáticas, avança para uma nova fase. Até 25 de abril, a população pode contribuir com sugestões para o detalhamento do plano, que abrange 16 setores da economia, incluindo agricultura, cidades, energia e saúde. As propostas devem ser enviadas pela plataforma Brasil Participativo, após cadastro no gov.br, permitindo comentários por parágrafo em cada tema.
O Plano Clima, que guiará o país até 2035, divide-se em duas estratégias: mitigação (redução de emissões de gases de efeito estufa) e adaptação (medidas para sistemas humanos e naturais). Esta etapa foca na integração das ações de adaptação com cada setor econômico, enquanto futuras consultas abordarão a mitigação. O processo inclui ainda discussões presenciais, como seminários e oficinas, coordenadas pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima.
A política será consolidada na COP30, em novembro, em Belém, integrando a Política Nacional sobre Mudança do Clima. Desde seu lançamento em 2024, a plataforma já realizou duas etapas de consulta, coletando contribuições para a estratégia geral e adaptação. O governo destaca o caráter participativo da iniciativa, envolvendo sociedade civil e órgãos públicos na construção da resposta climática do país.