A professora Larissa Sinhorim, pesquisadora do Laboratório de Postura e Equilíbrio (Lapeq) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Cefid), participou de evento na Universidade de Pádova (Unipd), na Itália, no final de fevereiro. A pesquisa de Larissa, que é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), aborda a fáscia, uma estrutura que conecta diversos sistemas do corpo humano e desempenha um papel fundamental no controle da dor. Durante o evento, ela apresentou sua tese de doutorado e compartilhou suas descobertas sobre os sistemas endocanabinoide e adenosinérgico no controle da dor.
O evento, denominado Escola de Inverno, teve uma abordagem interdisciplinar sobre os estudos da fáscia e contou com palestras, oficinas e atividades práticas como a dissecção fascial e discussões sobre o uso da ultrassonografia e inteligência artificial. Além de Larissa, o evento foi marcado pela presença de importantes nomes da área, incluindo a professora Carla Stecco, referência mundial em fáscia, e o professor Robert Schleip, entre outros profissionais de fisioterapia, medicina, osteopatia e educação física.
Atualmente, Larissa Sinhorim segue com sua pesquisa focada na análise do comportamento do tecido fascial em relação à terapia manual, com implicações para a reabilitação da Covid longa. Além de suas atividades de pesquisa, ela também contribui para a produção científica e a formação acadêmica de novos profissionais. Sua pesquisa continua a receber apoio de programas de fomento à pesquisa e inovação, com ênfase no ensino, na ciência e na extensão universitária.