Uma pesquisa realizada pelo YouGov em parceria com a CBS News apontou que 72% dos americanos esperam aumento de preços no curto prazo devido às políticas tarifárias recentes, enquanto 47% anteveem impacto inflacionário no longo prazo. Apenas 5% dos entrevistados acreditam em efeitos deflacionários a curto prazo, e 29% no longo prazo. O levantamento, que ouviu 2.609 pessoas entre 27 e 28 de março, também mostrou que 55% consideram que o governo está focando excessivamente em tarifas, e 64% avaliam que há pouca atenção para a redução de preços na economia.
As expectativas em relação às políticas econômicas pioraram desde janeiro: 42% dos entrevistados afirmam que suas vidas financeiras estão sendo prejudicadas, enquanto apenas 23% veem melhorias. Em comparação com o início do ano, houve uma queda significativa na percepção positiva, que era de 28%, e um aumento na negativa, que saltou de 42% para os atuais 60% de insatisfação com a economia do país.
O estudo reflete um cenário de crescente preocupação entre os americanos, com a maioria demonstrando descontentamento em relação ao rumo da economia. Os dados sugerem que as políticas tarifárias estão sendo associadas a pressões inflacionárias, ampliando o pessimismo sobre o futuro financeiro da população.