O papa Francisco fez sua primeira aparição pública após cinco semanas de internação devido a um grave quadro de pneumonia que ameaçou sua vida. Em cadeira de rodas, ele saudou os fiéis durante a oração do Angelus, realizada no Hospital Gemelli, em Roma. Sua presença foi recebida com entusiasmo pelos presentes, e ele agradeceu as orações pela sua recuperação. O pontífice, que não presidia o Angelus desde fevereiro, optou por fazer a saudação do 5º andar do hospital, para que os fiéis na praça próxima pudessem vê-lo.
Após se despedir da equipe médica, Francisco seguirá para o Vaticano, onde começará um período de repouso e reabilitação de pelo menos dois meses, conforme recomendado pelos médicos. Durante esse período, ele deve evitar grandes encontros e esforços excessivos. O médico pessoal do papa, Luigi Carbone, afirmou que, com o progresso constante de sua recuperação, Francisco poderá retomar suas atividades normais quando necessário.
O retorno de Francisco à sua residência no Vaticano será acompanhado por cuidados médicos contínuos, incluindo o uso de oxigênio suplementar e fisioterapia. Embora tenha sido tratado com sucesso da infecção pulmonar, o papa continuará com medicação oral para tratar uma infecção fúngica em seus pulmões. Seu médico revelou que ele está feliz por poder retornar à sua rotina e mostrou-se ansioso para retomar suas atividades gradualmente.