O Papa Francisco recebeu alta do hospital Gemelli, em Roma, no domingo (23), após cinco semanas de tratamento para uma pneumonia grave. O pontífice de 88 anos, que foi internado em 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória, foi transportado para o Vaticano em um carro acompanhado por um comboio de veículos policiais. Sua internação foi considerada a crise de saúde mais grave de seu papado, que já dura 12 anos.
Após sua alta, o Papa fez sua primeira aparição pública em mais de cinco semanas, acenando para os simpatizantes que estavam reunidos em frente ao hospital. Ele apareceu em uma sacada, sorrindo e acenando enquanto estava sentado em uma cadeira de rodas, uma prática que ele já adotou há algum tempo devido a problemas de mobilidade. A última vez que o Papa se dirigiu ao público foi antes de sua internação, o que aumentou a preocupação em torno de sua saúde.
Os médicos do Papa Francisco indicaram que ele ainda precisará de um longo período de recuperação. Embora tenha recebido alta, os profissionais de saúde recomendaram mais dois meses de repouso no Vaticano para garantir que seu corpo se recupere completamente da doença. A equipe médica observou que, devido à idade avançada do pontífice, a recuperação será gradual.