O papa Francisco, que está se recuperando no Vaticano após mais de cinco semanas internado por uma pneumonia grave, apresentou leve melhora em seu estado de saúde, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (28). Aos 88 anos, o pontífice continua com sessões de fisioterapia motora e respiratória, e sua capacidade de falar tem evoluído. O uso de oxigênio de alto fluxo, que antes era constante, agora está sendo reduzido, permanecendo apenas durante parte da noite, enquanto durante o dia ele recebe suporte de oxigênio em fluxo normal.
Apesar da recuperação, Francisco não recebeu visitas nesta semana, exceto por seus colaboradores mais próximos, e mantém o hábito de concelebrar a missa diária na residência de Santa Marta, onde vive. De acordo com a Santa Sé, ele está de bom humor e foi informado sobre o terremoto em Mianmar e Tailândia, tendo enviado um telegrama de solidariedade às vítimas por meio do cardeal Pietro Parolin.
Após 38 dias de internação, incluindo momentos críticos em que seu tratamento chegou a ser reconsiderado, o papa deve continuar sua recuperação por pelo menos dois meses, sem atividades públicas. Sua última aparição antes da alta, no domingo (23), mostrou-o visivelmente debilitado, com inchaço e voz frágil. A expectativa é que ele retome suas aparições públicas apenas na Páscoa, em 20 de abril.