Dois homens, um de 45 e outro de 25 anos, foram presos na noite de terça-feira (4) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com 107 aparelhos celulares usados, que provavelmente foram furtados durante o Carnaval. Eles estavam embarcando para Belém, no Pará, e os aparelhos foram detectados pelos fiscais da Receita Federal durante a inspeção no raio-x. O material estava distribuído em três malas e duas mochilas.
Embora os suspeitos alegassem que os celulares eram de sua propriedade e adquiridos de forma legal, a Polícia Federal descobriu mensagens em dois dos aparelhos, indicando que haviam sido perdidos, com um número de contato. A investigação revelou que duas vítimas de furto haviam registrado ocorrências de roubo durante as festividades do Carnaval em Belo Horizonte. Os aparelhos não apresentavam documentação fiscal e estavam sem caixas, o que indicava irregularidades em sua origem.
Os suspeitos foram detidos por receptação e descaminho, sendo encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Confins. A Polícia Civil dará continuidade à investigação para apurar se o caso está relacionado a um esquema maior de receptação e comercialização ilegal de celulares. O material apreendido será periciado para confirmar sua origem e possíveis vínculos com o comércio ilegal.