O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciará os pagamentos do abono salarial na próxima segunda-feira, 17, com os primeiros beneficiados sendo os trabalhadores nascidos em janeiro. O benefício, que pode atingir até R$ 1.518,00, é concedido a quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, com a quantia calculada de forma proporcional ao tempo de serviço no ano. Para quem trabalhou os 12 meses completos, o valor total do abono será equivalente a um salário mínimo.
Os trabalhadores que atendem aos requisitos, como exercer atividade profissional por ao menos 30 dias em 2023, com remuneração de até dois salários mínimos, poderão receber o abono salarial. Além disso, é necessário que o empregador tenha feito a contribuição para o PIS/Pasep e que o trabalhador esteja cadastrado há pelo menos cinco anos. O pagamento será realizado de diferentes formas, como depósitos em contas correntes, poupanças ou via aplicativo Caixa Tem, além de saques em caixas eletrônicos, lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal.
O pagamento será liberado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e poderá ser retirado até 29 de dezembro de 2025. O benefício será baseado nas informações do eSocial e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Aqueles que não possuem conta corrente poderão realizar o saque por outros meios, como em agências ou lotéricas, com a apresentação de documentos de identificação oficial. Acompanhar o calendário de pagamentos será essencial para garantir o recebimento do abono salarial.