Uma operação simultânea realizada em 40 unidades prisionais de Mato Grosso resultou na apreensão de 71 celulares, 138 chips de telefonia, 44 carregadores, 147 porções de drogas e uma máquina artesanal de tatuagem. A ação, ocorrida na última quinta-feira (27), é parte da Operação Tolerância Zero, que visa combater o crime organizado no estado. A maioria dos materiais ilícitos foi encontrada nas unidades localizadas na região Leste.
A Superintendência Regional Oeste, que inclui unidades como o Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas e a Penitenciária de Sinop, registrou apreensões de sete celulares e a máquina de tatuagem artesanal. Em contraste, em 31 das 40 unidades vistoriadas, não foram encontrados materiais proibidos. A Penitenciária Central do Estado (PCE) também passou por revistas, com a participação de alunos da Academia da Polícia Penal, em formação.
Em resposta ao ocorrido, a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) informou que medidas adicionais de controle e aprimoramento da segurança estão sendo implementadas nas unidades prisionais de Mato Grosso, com foco no controle interno e no acesso às instalações.