Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram uma operação nesta sexta-feira (21) para combater o desvio de armas e munições para o crime organizado em bairros das zonas norte e oeste do Rio de Janeiro. O alvo da operação foi um homem, preso em flagrante em sua residência no bairro de Sampaio, que possuía licença para colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC). Ele é investigado por realizar compras em larga escala de armamentos e munições para abastecer o tráfico de drogas.
As investigações indicam que, entre 2020 e 2024, o suspeito movimentou mais de R$ 600 mil em compras de munições e acessórios para fuzis, o que gerou desconfiança sobre a origem desses recursos. A quantidade de material adquirido, especialmente entre 2022 e 2023, foi considerada atípica para fins esportivos ou de coleção. Durante a operação, foram apreendidos três fuzis, cinco pistolas, um revólver e centenas de munições de diversos calibres, além de acessórios para armamentos e um veículo clonado.
Além disso, o suspeito também está sendo investigado por seu possível envolvimento na aquisição de munições que teriam sido desviadas de uma loja no estado de São Paulo. A ação, que ocorreu simultaneamente em bairros de Sampaio e Campo Grande, é parte de uma estratégia para combater o abastecimento do crime organizado com armamentos adquiridos de forma ilícita.