O Brasil ainda enfrenta a quinta onda de calor de 2025, que deve continuar até o próximo domingo (9), especialmente nas regiões Sul e Sudeste. A presença de um bloqueio atmosférico tem impedido a formação de áreas de baixa pressão e chuvas, resultando em temperaturas 5 a 7ºC acima da média. Na cidade de São Paulo, um recorde de calor foi registrado no último domingo (2), com 34,8ºC, e cidades do Mato Grosso do Sul e Paraná também enfrentaram temperaturas extremas, superando os 38ºC em diversas localidades.
Apesar do intenso calor, o fenômeno não é considerado uma onda de calor segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em algumas regiões como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Centro-Oeste, onde as temperaturas ficam entre 3 e 5ºC acima do normal. No entanto, o clima continua abafado, e a previsão é de que o calor se mantenha até a próxima semana, quando uma mudança na circulação atmosférica pode trazer frentes frias para o país.
Meteorologistas indicam que, a partir de segunda-feira (10), as condições devem melhorar com a chegada de ventos que poderão trazer chuvas volumosas para o litoral do Sul e Sudeste, e até mesmo para o interior dessas regiões, além de partes do Centro-Oeste. Contudo, a previsão aponta para um março com chuvas abaixo do esperado em algumas áreas do Sudeste e Nordeste, enquanto o Norte do Brasil continua a enfrentar chuvas relacionadas ao calor e à alta umidade.