A Nvidia e a x.AI, empresa de Elon Musk, se uniram recentemente ao megafundo de infraestrutura destinado ao financiamento de centros de dados e infraestrutura de energia relacionados à inteligência artificial (IA). Este fundo tem como objetivo levantar US$ 30 bilhões, com um plano de mobilizar até US$ 100 bilhões, incluindo financiamento de dívida. A BlackRock, por meio de sua unidade Global Infrastructure Partners, lidera a iniciativa, que também conta com a participação da Microsoft e da MGX, apoiada pelo governo dos Emirados Árabes Unidos.
O fundo, denominado Parceria de Infraestrutura de IA (AIP), visa garantir o financiamento necessário para impulsionar o desenvolvimento de soluções de energia e centros de dados voltados para IA. Além disso, a parceria inclui a colaboração com empresas como a GE Vernova, uma subsidiária da General Electric especializada em energia, e a NextEra Energy, que têm como foco a aceleração de projetos de energia sustentáveis e inovadores para atender às demandas do setor.
A AIP foi inicialmente lançada em setembro do ano passado e tem como principal desafio assegurar um capital substancial para viabilizar o avanço da infraestrutura necessária à IA. Este movimento reflete a crescente demanda por tecnologias de inteligência artificial e a necessidade de soluções robustas tanto em termos de dados quanto de energia, fundamentais para o futuro das empresas envolvidas nesse campo.