Professores do Centro de Referência em Educação Infantil Orlando Bitar, em Belém, participaram de uma capacitação para a implantação piloto do Sistema Inteligente para Promoção do Desenvolvimento Infantil na Amazônia Paraense (SDIA). O projeto, desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), utiliza um aplicativo de inteligência artificial para identificar alunos com possíveis atrasos no desenvolvimento. A ferramenta analisa o desempenho das crianças em testes pedagógicos e sugere intervenções personalizadas, auxiliando os professores no acompanhamento individualizado.
O sistema, encomendado pelo Governo do Estado por meio da Fapespa e da Seduc, começou a ser desenvolvido há 18 meses e está sendo testado em 190 crianças de 19 turmas. O coordenador do projeto, Marcus Braga, destaca que a primeira infância é o período ideal para detectar déficits, permitindo intervenções precoces que podem melhorar a qualidade de vida futura das crianças. O SDIA também visa criar um banco de dados para mapear alunos que necessitam de apoio, facilitando a elaboração de políticas públicas educacionais.
Após a fase piloto, os professores terão um mês para aplicar os testes e elaborar um relatório com sugestões de melhorias. O software, após ajustes, será disponibilizado para escolas públicas estaduais e municipais, consolidando um banco de dados para auxiliar no desenvolvimento de estratégias educacionais. A iniciativa representa um avanço na identificação e suporte a crianças com necessidades especiais ou atrasos no desenvolvimento na região amazônica.