O governo federal entregou 156 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), com investimento de R$ 50,4 milhões. Os veículos reforçarão o atendimento em 114 municípios de 15 estados, beneficiando até 2 milhões de pessoas. Desse total, 94 cidades receberão uma ambulância pela primeira vez, como Cavalcante (GO) e São Lourenço do Piauí (PI). O objetivo é universalizar o acesso ao Samu até o fim de 2026, renovando toda a frota com veículos de até cinco anos de uso.
Durante o evento em Brasília, foi destacada a importância do atendimento rápido nas emergências, conhecido como “hora de ouro”, que salva vidas e reduz sequelas. O Samu, parte do SUS, segue os princípios de universalidade, igualdade e integralidade no cuidado à saúde. Atualmente, o serviço cobre quase 90% da população brasileira, com mais de 4,3 mil ambulâncias em operação em 4.143 municípios.
Mais entregas estão previstas para o primeiro semestre, incluindo 45 ambulâncias em Sete Lagoas (MG) e 193 em Lauro de Freitas (BA). Além disso, um edital do PAC Seleções está aberto para distribuir mais 1,5 mil veículos, com orçamento de R$ 525 milhões. O Samu, acessível pelo número 192, é essencial na rede pré-hospitalar de urgências, oferecendo orientações e envio de equipes especializadas.