No último sábado (8/3), a Prefeitura de Goiânia realizou o 17° Mutirão dos 100 dias, levando serviços de saúde à população da Região Noroeste. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ofereceu consultas médicas, vacinação, distribuição de kits de higiene bucal, testes rápidos e orientações sobre prevenção de doenças. Durante o evento, 71 doses de vacina foram aplicadas, além de 63 testes de ISTs, 26 dosagens de glicemia e 7 testes de covid-19. A vacinação contra a raiva também foi realizada, imunizando 50 animais.
Os agentes de combate a endemias (ACEs) participaram ativamente do mutirão, visitando mais de mil residências para combater focos do mosquito transmissor da dengue. Durante as visitas, foram identificados 36 focos e 550 casas estavam fechadas, dificultando a ação dos agentes. A região Noroeste de Goiânia tem enfrentado um aumento nos casos de dengue, com a cidade registrando 4.247 casos e 12 óbitos sendo investigados.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a intensificação das ações na região, que lidera o número de casos prováveis de dengue na capital. Ele ressaltou a importância das visitas frequentes aos imóveis para encontrar moradores ausentes, com os ACEs chegando a retornar até cinco vezes em uma mesma casa. A ação continua sendo parte do esforço da cidade para conter o avanço da doença.