Hélia Sâmua, uma advogada de 27 anos, morreu na segunda-feira (3) após um acidente em uma cachoeira na cidade de Três Forquilhas, no Rio Grande do Sul. Ela estava tomando banho na parte superior da Cascata da Pedra Branca quando escorregou e desapareceu na água. O acidente aconteceu no domingo (2), e, apesar das tentativas iniciais de resgates, ela não foi encontrada imediatamente.
As buscas começaram com equipes do Corpo de Bombeiros, que realizaram buscas pelo rio Três Forquilhas. Diante das dificuldades e da falta de visibilidade à noite, os mergulhadores do Batalhão Especial de Busca e Salvamento foram acionados. Na manhã seguinte, eles localizaram o corpo de Hélia. Ela estava acompanhada de seu marido, que conseguiu sair do rio, mas apresentava uma possível fratura no pé.
A morte de Hélia gerou comoção, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia emitiu uma nota lamentando o ocorrido, expressando solidariedade à família e aos amigos da vítima. A advogada, natural de Ariquemes (RO), morava em Novo Hamburgo (RS) com o marido e estava em uma viagem no momento do acidente.