O sinal de TV transmitido por antenas parabólicas antigas, conhecidas por seu tamanho grande e furinhos, está sendo desativado pelas emissoras. A Rede Globo, por exemplo, encerrará esse serviço no próximo domingo (30), enquanto outras emissoras têm até dezembro de 2025 para fazer o mesmo. A principal solução para continuar assistindo à programação é migrar para a nova parabólica, que opera na Banda Ku, evitando interferências com a rede 5G. Alternativas incluem antenas espinha de peixe ou serviços de streaming via internet.
A troca é necessária porque a faixa de frequência usada pelas antenas antigas (Banda C) está próxima à do 5G, o que pode causar interferências. A Anatel, operadoras e emissoras vêm conduzindo esse processo desde 2021. A nova parabólica, menor e mais eficiente, é compatível com satélites como os da Sky e Embratel, garantindo melhor qualidade de recepção. Beneficiários do CadÚnico podem solicitar a instalação gratuita da nova antena até 30 de junho.
Quem tem direito à troca gratuita deve estar cadastrado no CadÚnico e possuir uma parabólica antiga em funcionamento. O agendamento é feito pelo site Siga Antenado ou via telefone. Até agora, 4,9 milhões de brasileiros já realizaram a troca, mas estima-se que 600 mil ainda possam solicitar o benefício. A iniciativa é financiada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, responsáveis pela implementação do 5G no país.