A missão Crew-10, lançada pela SpaceX, partiu rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) na noite de sexta-feira (14), com o objetivo de substituir a equipe da missão Crew-9, que está na estação desde setembro. A cápsula Dragon Endurance, transportando quatro astronautas, decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e levará a tripulação por um trajeto de aproximadamente 24 horas até a ISS. A missão foi adiada inicialmente devido a um problema hidráulico, mas seguiu com sucesso após ajustes. A tripulação inclui astronautas dos EUA, Japão e Rússia.
Além da troca de tripulação, a missão Crew-10 também permitirá que os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estavam na ISS desde junho de 2024, retornem à Terra. Ambos estavam em uma missão inicialmente planejada para durar dez dias, mas que se prolongou devido a falhas técnicas na cápsula Starliner da Boeing. Como resultado, os astronautas ficaram mais tempo do que o esperado na estação, aguardando uma solução para o retorno.
Com o acoplamento da Dragon Endurance à ISS, previsto para o sábado (15), os astronautas da Crew-9 poderão finalmente retornar à Terra na cápsula Dragon Freedom na próxima quarta-feira (19). O lançamento da Crew-10, inicialmente programado para fevereiro, foi adiado devido a atrasos na produção de uma nova cápsula. A SpaceX, que agora executa a missão, substituiu a cápsula planejada por uma cápsula Dragon já utilizada em missões anteriores, garantindo o cumprimento dos prazos ajustados.