A ministra Gleisi Hoffmann, à frente da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, usou as redes sociais para criticar governadores de estados que fazem oposição ao governo federal. Ela mencionou que, apesar do pagamento das dívidas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul pelo governo, os respectivos governantes não expressaram agradecimentos. A ministra destacou o valor pago, que totalizou R$ 1,33 bilhão, e cobrou mais reconhecimento dos gestores, que têm se posicionado contra a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O governo federal pagou um total significativo de R$ 1,33 bilhão em dívidas estaduais, sendo a maior parte destinada a Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul. No entanto, a crítica de Gleisi Hoffmann se concentrou no fato de que os governadores desses estados não demonstraram gratidão pelo apoio federal, optando por se opor ao governo, mesmo após o socorro financeiro. Além desses, outros entes federativos, como o Rio Grande do Norte e o município de Santanópolis, também receberam pagamentos para saldar dívidas.
Apesar da indignação manifestada pela ministra, os governadores e outros líderes políticos citados, como a governadora do Rio Grande do Norte e o prefeito de Santanópolis, não se pronunciaram publicamente sobre o pagamento das dívidas nas redes sociais. O Ministério da Fazenda divulga esses pagamentos após identificar que os devedores não cumpriram com suas obrigações, sendo a União a responsável pelo pagamento, quando necessário, devido à sua função de garantidora de operações de crédito.