Dois sindicatos de táxis britânicos iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos para cobrir os custos finais de uma longa batalha jurídica contra a Uber, que pode resultar em aumentos nas tarifas de táxi. A disputa envolve uma proposta da Uber que visa a aplicação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em corridas de transporte privado fora de Londres, algo que a empresa argumenta ser uma medida para nivelar o mercado de transporte no Reino Unido.
Os motoristas de minicabs, que atuam em áreas fora de Londres, afirmam que a medida da Uber poderá levar muitos deles à falência, resultando em menos opções de transporte para os consumidores e em uma maior dificuldade para esses profissionais se manterem no mercado. A preocupação é que a implementação de uma taxação adicional sobre as corridas eleve significativamente os preços e diminua a demanda por serviços de transporte privado.
A questão será discutida em uma audiência no Supremo Tribunal britânico em julho, onde a Uber buscará um parecer sobre os modelos contratuais que determinam se o IVA se aplica a empresas de transporte privado fora da capital. A decisão pode ter implicações significativas para o setor de táxis no Reino Unido, impactando tanto as empresas como os consumidores em diversas cidades do país.