O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2025, que tem como público-alvo jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade esperada. O objetivo do exame é avaliar as competências e habilidades adquiridas fora do ambiente escolar formal e oferecer certificados de conclusão do ensino fundamental e médio. As secretarias de Educação e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia são responsáveis pela emissão dos certificados.
A prova do Encceja será realizada no dia 3 de agosto de 2025 em todos os estados e no Distrito Federal. As inscrições ocorrerão entre 21 de abril e 2 de maio. Entre as novidades desta edição, destaca-se a melhoria no atendimento às pessoas com necessidades especiais. Além de expandir a aceitação de documentos de identificação, agora é possível incluir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no sistema de inscrição. Essa mudança está alinhada com a Lei nº 13.977, de 2020, e oferece tempo adicional para os participantes com TEA durante as provas.
O Encceja 2025 também traz inovações no campo da acessibilidade. A principal mudança é a inclusão de um novo procedimento para identificar participantes com diabetes no momento da inscrição, que exigirá um laudo médico. Além disso, foram ampliadas as condições de atendimento para candidatos com diferentes deficiências, como cegueira, baixa visão, deficiências auditivas, intelectuais, além de pessoas com dislexia, déficit de atenção e outras necessidades. O exame visa garantir uma maior inclusão, beneficiando gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.