O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de três novos cursos de pós-graduação em instituições públicas do Piauí, com dois cursos de mestrado e um de doutorado. A decisão foi publicada na última quarta-feira (5) no Diário Oficial da União. Esses cursos farão parte da grade de pós-graduação strictu sensu da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Na UFPI, foram autorizados um mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e um doutorado em Geografia. Já o IFPI recebeu autorização para oferecer um mestrado interdisciplinar em Propriedade Intelectual. A Pró-reitoria de Pós-graduação da UFPI informou que a implementação dos cursos depende da homologação da decisão pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o que deve ocorrer ainda em março.
Enquanto a UFPI aguarda a homologação do CNE, a reportagem também tentou contato com o IFPI, mas não obteve resposta até o momento. Essas novas ofertas representam um avanço na formação acadêmica do estado, proporcionando mais oportunidades para a especialização em áreas estratégicas do conhecimento.