A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), vinculada à Marinha do Brasil, determinou a suspensão dos passeios turísticos nos parrachos do litoral norte do estado, em razão de um aviso de mau tempo. A decisão, comunicada às empresas de turismo nesta quarta-feira (5), é válida por tempo indeterminado. O mau tempo previsto inclui ventos fortes e ondas mais altas do que o habitual, o que dificulta a navegação na região e compromete a segurança das embarcações.
Conforme as normas da CPRN, os passeios para os Parrachos de Pirangi, Muriú, Rio do Fogo, Perobas e Maracajaú devem ser realizados apenas quando as condições climáticas forem favoráveis. A Marinha estabelece limites específicos para a navegação, como ventos de até 10 nós e ondas com altura máxima de 1,25 metro. Devido à previsão de ventos superiores a 16 nós e ondas de mais de 1,5 metro, as embarcações que operam nas regiões mencionadas precisam seguir as normas de segurança até que as condições melhorem.
O aviso de mau tempo, com detalhes sobre a previsão de vento e altura das ondas, foi emitido pela Marinha na terça-feira (4) para as prefeituras do litoral potiguar. O principal objetivo da medida é evitar acidentes com turistas e garantir a segurança da navegação, além de proteger o meio ambiente. Os passeios só serão retomados quando as condições de navegabilidade estiverem normalizadas.