O programa Crédito do Trabalhador, lançado pelo governo, já teve mais de 40 milhões de simulações de empréstimos realizadas até o domingo (23), com 40.180.384 pedidos simulados. As simulações fazem parte de uma iniciativa para ampliar o acesso ao crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, especialmente da iniciativa privada. O acesso ao crédito é feito por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que possui 68 milhões de trabalhadores cadastrados.
Além das simulações, foram registradas 4.501.280 solicitações de propostas e 11.032 contratos fechados. O crédito consignado oferece um limite de 35% do salário do trabalhador e permite o uso de até 10% do saldo do FGTS como garantia, além de 100% da multa rescisória em caso de demissão. A medida entrou em vigor na última sexta-feira (21) e visa facilitar o acesso ao crédito para milhões de brasileiros.
A partir de 25 de abril, as instituições financeiras poderão oferecer o crédito diretamente por suas plataformas digitais. O governo também regulamentou o programa por meio de portarias e um decreto que cria o Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado. O trabalhador pode desistir do crédito em até sete dias, desde que devolva o valor integral emprestado.