Em fevereiro, um supercomboio fluvial transportou 75 mil toneladas de soja de Porto Velho (RO) a Santarém (PA), pelo rio Madeira, marcando a maior operação de transporte de grãos no Brasil em termos de peso de carga. O comboio era composto por 30 barcaças, que são grandes pranchas flutuantes movidas por embarcações com motores de alta potência, responsáveis por empurrá-las ao longo do rio. O valor total da carga transportada foi estimado em mais de R$ 165 milhões, com base na cotação atual da soja.
Além de representar um grande feito logístico, a operação tem relevância ambiental, já que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A comparação com outras grandes estruturas, como a estátua do Cristo Redentor e a Torre Eiffel, ilustra a magnitude do peso transportado: o comboio carregava um volume equivalente a 65 estátuas ou mais de sete torres. Se essa carga fosse transportada por estrada, ocuparia 1.500 caminhões, formando uma fila de 27 quilômetros de extensão.
O transporte foi realizado pela Transportes Bertolini Ltda., e durou cinco dias, sendo considerado um teste de capacidade e eficiência. Com o sucesso da operação, a empresa busca agora as licenças necessárias para realizar esse tipo de transporte com maior frequência, consolidando o uso de barcaças como uma solução eficiente e sustentável para o transporte de grãos na região.