O basquete brasileiro perdeu um de seus maiores ícones nesta terça-feira (18). Wlamir Marques, ex-jogador e grande nome do esporte no país, faleceu aos 87 anos, após um período internado na UTI de um hospital em São Paulo. Natural de São Vicente, no estado de São Paulo, Wlamir teve uma carreira brilhante, conquistando títulos importantes com a seleção brasileira, como dois campeonatos mundiais, duas medalhas olímpicas de bronze (nos Jogos de Roma de 1960 e em Tóquio de 1964), além de títulos em competições Sul-Americanas e Pan-Americanas.
Wlamir também foi reconhecido por sua trajetória no basquete, com honrarias como o Troféu Heims de melhor atleta da América do Sul em 1961 e o ingresso nos Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro e da Federação Internacional de Basquetebol. Fora das quadras, ele se destacava pela simplicidade e humor sagaz, sendo considerado um gênio tanto dentro quanto fora do esporte. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e diversas outras entidades do esporte manifestaram condolências pela perda do ex-jogador.
O Sport Club Corinthians Paulista, clube em que Wlamir se tornou ídolo, também prestou homenagem. O jogador chegou ao Corinthians em 1962, onde conquistou 18 títulos, incluindo campeonatos Sul-Americanos, Brasileiros e Paulistas. Após se aposentar, retornou ao clube como técnico, tanto da equipe masculina quanto feminina. O velório de Wlamir será realizado na quarta-feira (19), no Parque São Jorge, no Ginásio Wlamir Marques, e será aberto ao público.