O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Uruguai para a posse de Yamandú Orsi, eleito novo presidente do país. Durante sua visita, Lula comentou sobre um incidente envolvendo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, ocorrido na Casa Branca. Lula descreveu o confronto entre os dois como uma “cena grotesca” e afirmou que Zelensky foi humilhado por Trump, destacando que tal atitude não é condizente com o respeito e os princípios democráticos.
Lula também relatou que discutiu o episódio com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, que expressou surpresa por seu país ter que proteger a Ucrânia dos Estados Unidos, um reflexo da complexidade e tensão das relações internacionais no contexto da guerra na Ucrânia. O presidente brasileiro enfatizou que o respeito entre as nações e seus líderes é essencial para a preservação das democracias e que momentos como o ocorrido na Casa Branca não deveriam se repetir.
A visita de Lula ao Uruguai também teve um caráter simbólico, pois marcou a posse de Yamandú Orsi, que assume a presidência com o compromisso de manter os valores democráticos. Orsi, que tem 57 anos e já foi governador do país, foi eleito com apoio da Frente Ampla e irá governar o Uruguai até 2030. O novo presidente reafirmou, em seu discurso de posse, o compromisso com a democracia, e o país celebra 40 anos de um sistema democrático consolidado.