O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Tóquio no domingo (23.mar.2025) para uma visita oficial que se estenderá até quinta-feira (27.mar). Sua agenda na Ásia tem forte foco comercial, com a expectativa de avançar nas negociações para exportar carne bovina e suína brasileira para o Japão e o Vietnã, além de buscar a intensificação de um acordo entre o Mercosul e o Japão. A viagem também visa fortalecer a presença do Brasil em mercados asiáticos, ampliando negócios com potências econômicas da região.
Lula se encontrará com líderes japoneses e vietnamitas, além de participar de um fórum empresarial em Tóquio, que contará com a presença de empresários brasileiros, incluindo os donos da JBS. Durante a visita, o Brasil busca o reconhecimento de sua zona livre de febre aftosa sem vacinação, condição que permitiria a exportação de carne bovina para o Japão. As negociações incluem também a expansão das exportações de carne suína, com a possibilidade de outros Estados brasileiros, além de Santa Catarina, terem acesso ao mercado nipônico.
Em paralelo, o presidente pretende convidar o primeiro-ministro do Vietnã para a cúpula do Brics, em julho no Rio de Janeiro. A visita também marca a retomada das recepções de Estado no Japão, que não aconteciam desde 2019. Durante o encontro, o Brasil buscará reforçar seus laços comerciais com o Japão, que é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na Ásia e o 11º no mundo, com um fluxo comercial que deve atingir US$ 11 bilhões em 2024.