Um lobo-marinho-antártico, resgatado em Guarujá pelo Instituto Gremar, foi solto no dia 19 de março na região do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, mas reapareceu no dia seguinte, na praia da Enseada, em Bertioga. O animal foi encontrado na manhã de 20 de março, quando a prefeitura de Bertioga, por meio do Departamento de Operações Ambientais, preservou o lobo-marinho e o devolveu ao mar.
O Instituto Gremar informou que o animal foi avaliado positivamente após o resgate, e já havia sido reabilitado anteriormente, com um tratamento iniciado em dezembro do ano passado, após ser encontrado com sinais de exaustão em Santos. Após dois meses de cuidados, o lobo-marinho foi solto em 12 de março, mas sua dificuldade em se orientar pelas correntes marítimas em alto-mar foi observada novamente, o que resultou no reaparecimento em Bertioga.
De acordo com o Gremar, o animal tem boas condições clínicas, mas ainda enfrenta desafios para se adaptar ao ambiente marinho, especialmente devido à sua orientação nas correntes oceânicas. A organização destacou que o reaparecimento foi considerado uma tentativa de retorno, e novas reavaliações devem ser feitas para garantir o bem-estar do animal durante este processo de reintegração à natureza.