A empresária e influenciadora mencionada no texto compartilhou sua experiência com o lipedema, uma condição progressiva e sem cura, que afeta entre 10% e 18% das mulheres no mundo. Ela relatou que, ao longo de sua vida, lidou com sintomas como retenção de líquidos e inchaço, sem saber que se tratava de lipedema, até descobrir após sua participação no reality show Big Brother Brasil. A condição, que se manifesta com dor, inchaço e ganho de peso na parte inferior do corpo, ganhou visibilidade no Brasil principalmente após Yasmin Brunet compartilhar sua experiência na mídia.
O lipedema foi reconhecido oficialmente em 2022 no Cadastro Internacional de Doenças, mas seus primeiros relatos datam da década de 1940. Embora não haja cura, o tratamento pode ser realizado com alimentação balanceada, exercícios físicos e terapias manuais, como a drenagem linfática. A especialista Armando Lobato, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, recomenda atividades como caminhadas leves, hidroginástica, o uso de meias de compressão e uma dieta rica em alimentos antioxidantes.
A influenciadora também relatou sua perda de peso de 15 kg sem recorrer a cirurgias, apenas com mudança na alimentação e prática de exercícios, contribuindo para aumentar a conscientização sobre a doença. Yasmin, ao falar abertamente sobre o lipedema e seus impactos, ajudou outras mulheres a entender melhor a condição, buscando apoio profissional para um tratamento eficaz, que visa o controle dos sintomas e melhora na qualidade de vida.