Lenir de Assis, atualmente vereadora de Londrina e socióloga com formação acadêmica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), assume uma vaga na Câmara dos Deputados após a nomeação da deputada federal Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. Lenir, que ocupava a segunda suplência pela federação formada por PT, PCdoB e PV no Paraná, substituirá Gleisi no cargo. Antes dela, Elton Welter, primeiro suplente, já havia assumido uma cadeira, após a nomeação de Enio Verri para a direção-geral de Itaipu Binacional.
Com 55 anos e em seu quarto mandato como vereadora, Lenir de Assis tem um histórico de atuação voltada para causas sociais e coletivas. Ao longo de sua carreira política, defendeu temas como moradia, saúde, educação, trabalho, agroecologia, segurança alimentar, direitos das mulheres, das pessoas LGBTQIAP+, e das populações indígenas, negras, mais pobres, juventudes, idosos e pessoas com deficiência. Seu trabalho também foi focado em áreas como assistência social, cultura, meio ambiente e esportes.
Além de sua experiência política, Lenir é uma profissional com vasta formação acadêmica, com mestrado e doutorado em Sociologia. Sua atuação como vereadora de Londrina destaca-se pelo foco em políticas públicas voltadas à inclusão e ao bem-estar social, alinhadas com as bandeiras defendidas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A transição de sua carreira para a Câmara dos Deputados reflete o reforço das representações da região no cenário político nacional.